Historial

O Rancho dos Campinos d’Azinhaga foi fundado em 1948, onde o seu nome foi assumido como Rancho Folclórico da Casa do Povo.

- 1948: José dos Reis fundou-o como Rancho Folclórico da Casa do Povo;
- 1951: Augusto Barreiros, poeta, escritor e distinto etnógrafo foi escolhido como seu director artístico;
- Março de 1952: uma equipa cinematográfica espanhola, chefiada pelo realizador Juan Manuel de la Chica Pallin, vem a Azinhaga para filmar o grupo, a qual se realizou junto a belíssima Alverca de Fernão de Leite;
- Novembro de 1952: A mesma equipa voltou para um novo apontamento sobre o grupo e sobre a Feira de S. Martinho, na Golegã;

Para as actuações reproduziram-se os trajes existentes na Azinhaga em meados da Época Romântica.

Desde a sua fundação, o grupo tem participado nos principais festivais nacionais e internacionais:

- Exposição Universal de Sevilha (EXPO /92) [Espanha]
- Europeade em 1979 [Bélgica]
- Festas das Luzes desde 1989 [Bélgica]
- Bonheiden desde 1996 [Bélgica]
- Europália em 1991 [Bélgica]

Quer na Europália/91, quer na EXPO/ 92, o Rancho foi em representação de Portugal, actuando em espectáculos de Filipe La Féria, tendo como apresentadores Lídia Franco, João d’Ávila e Fernando Heitor. Sob a orientação do mesmo realizador, participou também na revista TV “Grande Noite”, em Maio de 1993, na inauguração do “Campo Pequeno” em Maio de 2006. O Rancho "Os Campinos da Azinhaga" é também sócio-fundador da Federação do Folclore Português.

Como nota curiosa, registe-se que o Rancho foi buscar o nome a uma parte do primeiro verso, do segundo terceto do soneto "Azinhaga", de Gustavo de Matos Sequeira: "Campinos da Azinhaga... Ei-los lá vem, Bendita a terra que criou tais filhos, Felizes filhos que tal madre têm!"